Nenhum outro personagem do cinema ou televisão é tão eficaz quanto Jack Bauer. O que temos a aprender com ele?
Em
apenas um dia, Jack Bauer consegue salvar os Estados Unidos de ataques
terroristas - não apenas uma, mas diversas vezes, evita atentados à vida do
presidente, identifica traidores, interroga suspeitos, invade embaixadas, foge
de prisões, infiltra-se em grupos inimigos e, no fim de 24 horas, consegue dar
conta de todos os desafios. Nenhum outro personagem do cinema ou televisão é
tão eficaz quanto Jack Bauer.
Peter Drucker
foi, sem dúvidas, o pensador que mais bateu na tecla sobre a importância da
eficácia. Segundo o pai da administração moderna, eficácia significa fazer
as coisas acontecerem. Só isso? Exatamente. Parece simples, mas poucos são
os profissionais que realmente têm a capacidade de fazer o que tem que ser
feito e entregar resultados satisfatórios. A boa notícia é que a eficácia é um
hábito que podemos adquirir como adquirimos qualquer outro hábito, ou seja: a
partir da prática.
Drucker aponta
cinco práticas essenciais para qualquer pessoa se tornar um profissional
eficaz. Vamos ver como Jack Bauer lida com cada uma delas?
- Gerenciar o tempo - O tempo é um recurso limitante e totalmente irrecuperável. "Se você não souber gerenciar o seu tempo, não poderá gerenciar coisa alguma", diria o professor Drucker. Em 24 Horas, o relógio corre literalmente contra Jack Bauer, o que faz da gestão do tempo uma questão de vida ou morte para o agente da CTU.
- Gerenciar o tempo - O tempo é um recurso limitante e totalmente irrecuperável. "Se você não souber gerenciar o seu tempo, não poderá gerenciar coisa alguma", diria o professor Drucker. Em 24 Horas, o relógio corre literalmente contra Jack Bauer, o que faz da gestão do tempo uma questão de vida ou morte para o agente da CTU.
-
Esforçar-se para dar contribuições - O foco na contribuição é a chave
da eficácia. Significa transferir a atenção do profissional de sua própria
função, de sua especialidade específica, para o desempenho da empresa como um
todo. Drucker recomenda que se faça sempre a seguinte reflexão: "que
tipo de contribuição posso oferecer que afetará de forma significativa o
desempenho e os resultados da empresa em que trabalho?". Bauer tem uma
clara noção do todo. O personagem nunca se esquiva de uma missão importante com
a desculpa de que "isso não faz parte do meu trabalho, não sou pago
para isso".
- Tornar
produtivos os pontos fortes da organização - Nada se constrói sobre a fraqueza e, para conseguir resultados,
devemos usar todas as forças disponíveis - a dos colegas, a dos superiores e a
nossa própria. O executivo eficaz não toma decisões sobre pessoal para diminuir
fraquezas, e sim para aumentar a força da empresa. Nesse ponto, o personagem de
Jack Bauer encarna o verdadeiro gerente eficaz de Drucker. Bauer costuma tomar
a frente das operações, faz questão de trabalhar apenas com os seus melhores
colegas (e respeita e reconhece as competências de cada um), questiona e
influencia a ordem de seus superiores - o que inclui até mesmo o presidente dos
Estados Unidos! - e, por fim, tem consciência de seus próprios pontos fortes e
os coloca totalmente à serviço da "organização" (no caso, a CTU e os
EUA).
-
Concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes para atingir resultados -
Um dos segredos da eficácia reside na concentração dos esforços. Primeiro o
mais importante. Devemos saber lidar com a realidade de que sempre há mais
coisas a fazer do que tempo disponível para realizá-las. Para sermos eficazes,
devemos saber estabelecer prioridades e, também, posterioridades - aquelas
tarefas que adiamos ou até mesmo abandonamos. Jack Bauer é um mestre nessa
prática. Uma das 24 frases mais ditas em todas as temporadas da série é
justamente "I don't have time for this!"
("não tenho tempo para isso!"). Bauer, inclusive, costuma passar por
cima de algumas normas e regras burocráticas que podem travar e comprometer o
cumprimento de suas missões (um alerta: não tente fazer isso na sua
organização!).
- Tomar
decisões eficazes - Drucker observa que a decisão certa exige tanto
análise quanto coragem. Cada decisão é um julgamento de risco: é um
comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido. Se
o processo de tomada de decisão for cuidadosamente observado e as medidas
necessárias forem tomadas, diminui-se o risco e aumenta-se a chance da decisão
ser bem-sucedida. Todas as decisões de Bauer são extremamente difíceis e
arriscadas, mas o personagem tem consciência de sua importância e não sucumbe
com o peso de seu fardo - e não se exime de tomá-las, mesmo que tenha que arcar
com severas consequências posteriormente.
"A
eficácia dos gerentes é a nossa maior esperança para tornar a sociedade moderna
economicamente produtiva e socialmente viável". Peter Drucker.
Por Leandro Vieira é Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul e Certificado em Empreendedorismo pela Harvard Business School.
Comentários