Pular para o conteúdo principal

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: Você é um profissional Jack Bauer?

Nenhum outro personagem do cinema ou televisão é tão eficaz quanto Jack Bauer. O que temos a aprender com ele?


Em apenas um dia, Jack Bauer consegue salvar os Estados Unidos de ataques terroristas - não apenas uma, mas diversas vezes, evita atentados à vida do presidente, identifica traidores, interroga suspeitos, invade embaixadas, foge de prisões, infiltra-se em grupos inimigos e, no fim de 24 horas, consegue dar conta de todos os desafios. Nenhum outro personagem do cinema ou televisão é tão eficaz quanto Jack Bauer.

Peter Drucker foi, sem dúvidas, o pensador que mais bateu na tecla sobre a importância da eficácia. Segundo o pai da administração moderna, eficácia significa fazer as coisas acontecerem. Só isso? Exatamente. Parece simples, mas poucos são os profissionais que realmente têm a capacidade de fazer o que tem que ser feito e entregar resultados satisfatórios. A boa notícia é que a eficácia é um hábito que podemos adquirir como adquirimos qualquer outro hábito, ou seja: a partir da prática
Drucker aponta cinco práticas essenciais para qualquer pessoa se tornar um profissional eficaz. Vamos ver como Jack Bauer lida com cada uma delas?

- Gerenciar o tempo - O tempo é um recurso limitante e totalmente irrecuperável. "Se você não souber gerenciar o seu tempo, não poderá gerenciar coisa alguma", diria o professor Drucker. Em 24 Horas, o relógio corre literalmente contra Jack Bauer, o que faz da gestão do tempo uma questão de vida ou morte para o agente da CTU.
 - Esforçar-se para dar contribuições - O foco na contribuição é a chave da eficácia. Significa transferir a atenção do profissional de sua própria função, de sua especialidade específica, para o desempenho da empresa como um todo. Drucker recomenda que se faça sempre a seguinte reflexão: "que tipo de contribuição posso oferecer que afetará de forma significativa o desempenho e os resultados da empresa em que trabalho?". Bauer tem uma clara noção do todo. O personagem nunca se esquiva de uma missão importante com a desculpa de que "isso não faz parte do meu trabalho, não sou pago para isso".
- Tornar produtivos os pontos fortes da organização - Nada se constrói sobre a fraqueza e, para conseguir resultados, devemos usar todas as forças disponíveis - a dos colegas, a dos superiores e a nossa própria. O executivo eficaz não toma decisões sobre pessoal para diminuir fraquezas, e sim para aumentar a força da empresa. Nesse ponto, o personagem de Jack Bauer encarna o verdadeiro gerente eficaz de Drucker. Bauer costuma tomar a frente das operações, faz questão de trabalhar apenas com os seus melhores colegas (e respeita e reconhece as competências de cada um), questiona e influencia a ordem de seus superiores - o que inclui até mesmo o presidente dos Estados Unidos! - e, por fim, tem consciência de seus próprios pontos fortes e os coloca totalmente à serviço da "organização" (no caso, a CTU e os EUA).
 - Concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes para atingir resultados - Um dos segredos da eficácia reside na concentração dos esforços. Primeiro o mais importante. Devemos saber lidar com a realidade de que sempre há mais coisas a fazer do que tempo disponível para realizá-las. Para sermos eficazes, devemos saber estabelecer prioridades e, também, posterioridades - aquelas tarefas que adiamos ou até mesmo abandonamos. Jack Bauer é um mestre nessa prática. Uma das 24 frases mais ditas em todas as temporadas da série é justamente "I don't have time for this!" ("não tenho tempo para isso!"). Bauer, inclusive, costuma passar por cima de algumas normas e regras burocráticas que podem travar e comprometer o cumprimento de suas missões (um alerta: não tente fazer isso na sua organização!).
 - Tomar decisões eficazes - Drucker observa que a decisão certa exige tanto análise quanto coragem. Cada decisão é um julgamento de risco: é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido. Se o processo de tomada de decisão for cuidadosamente observado e as medidas necessárias forem tomadas, diminui-se o risco e aumenta-se a chance da decisão ser bem-sucedida. Todas as decisões de Bauer são extremamente difíceis e arriscadas, mas o personagem tem consciência de sua importância e não sucumbe com o peso de seu fardo - e não se exime de tomá-las, mesmo que tenha que arcar com severas consequências posteriormente.
 "A eficácia dos gerentes é a nossa maior esperança para tornar a sociedade moderna economicamente produtiva e socialmente viável". Peter Drucker.
Por Leandro Vieira é Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Certificado em Empreendedorismo pela Harvard Business School. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A quebra do orgulho

A  quebra do orgulho  é um processo Divino, não é como quebrar uma pilha de pratos ou muito menos quebrar copos, o orgulho se torna prejudicial quanto é interpretado em uma cômica de soberba, nos torna em uma pessoa estulta por, destilar tolice em sua suma de exaltação. Esse sentimento dói em todo ser humano quando chega à hora de admitir que é uma pessoa orgulhosa, e  Deus não sente prazer nos que se sobrepõem nesse patamar vicioso, mas quando se liberta dessa mácula, as coisas mudam. Nem sempre é fácil lidar com pessoas orgulhosas, mas infelizmente somos chamados em Jesus Cristo para ser luz para todos, sem distinção ou acepção de pessoas, e essa incumbência não é uma tarefa fácil de executar, enquanto se em nós mesmos “existir” o mínimo que seja desse sentimento, que deixa muitas pessoas para baixo quando são vitimadas por ele. A quebra de orgulho só acontece quando reconhecemos que somos orgulhosos, e para se libertar dessa maledicência, é olhan...

Só Para Mulheres

PALESTRA EM RECIFE| AS LÍDERES PLANEJAM MAIS Você sabia que a palavra de ordem de 2019 será LIDERANÇA? Se você chegou a mais um final de ano e ainda não possui um plano de ação detalhado para seus objetivos, chegou a oportunidade de você ter as suas metas traçadas, com prazos e até planejamento de custos, como uma verdadeira líder! CLIQUE ABAIXO E FAÇA A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO! http://www.liderancadebatom.com.br/inscrições Fique atenta, as vagas são limitadas! DESCONTO PARA GRUPOS, ATÉ 15/11/2018 Fale com uma de nossas atendentes! (81) 9.8792.7046 - POLIDEIA | CRIAÇÃO E MARKETING

O que é Spiritual Coaching?

Spiritual Coaching  é baseado na premissa de que as pessoas são seres espirituais com uma infinita sabedoria interior. Juntamente com esta premissa, as técnicas utilizadas proporcionam um reposicionamento e uma nova maneira de enfrentar a vida, produzindo sucesso dos nossos esforços e a evolução em todos os níveis, priorizando o foco em nosso desejo comum de crescer, ser feliz, dirigir nossa vida e manter a paz interior. Um processo com metodologias baseados na ideia  de "consciência". Consciência como qualidade psíquica e como atributo do espírito. O processo de  Spiritual Coaching  nos apoia a atingir a "plenitude", que é a integração de todas as partes de nosso ser - corpo, mente, coração e espírito. Através de modelos baseados em spiritual coaching podemos aprofundar e re-definir o significado da vida. Isto ocorre porque acessamos um autêntico sentido de quem somos, descobrimos a verdadeira ligação com a vida, a dimensão espiritual de nossos próprios so...