Pular para o conteúdo principal

Nasce um especialista em dar a "Volta por cima"

Por Wannessa Lima
Dias de glória para o goleiro Júlio César que vem alcançando a sua redenção nesse mundial. Podemos considerar, que não é cedo para comemorar. Ele acabou de se consagrar, após a sofrida partida Brasil x Chile, como um expert em dar a “volta por cima”.
Com uma boa dose de perseverança e principalmente de humildade, chegou ao seu tão sonhado objetivo: recompor-se no exercício da sua profissão.

Dentro de cada ser humano existe essa capacidade incrível de se refazer, é o que chamamos popularmente de Entusiasmo, que significa Deus dentro de nós! O instinto humano é vencedor, ninguém faz planos para perder. Fatores externos até tentam abater o ânimo, porém, quando a consciência trava uma luta contra o fracasso, o normal é haver uma reação positiva, como foi caso do novo ícone da superação, Júlio César, que há tempos vinha sofrendo de uma possível frustração profissional. Podemos observar isso quando ele declarou à imprensa no final do jogo: “Só Deus e minha família sabem o que eu passei e passo até hoje”, se referindo as críticas negativas, pelas quais sofreu na última Copa.
Olhando para essa cena tão emocionante, que levou milhares de brasileiros às lágrimas, podemos chegar a conclusão de que nós não temos vida, temos chance. Todos os dias, temos a oportunidade de sermos e fazermos diferente, aquilo que ainda não deu certo. Na maioria das vezes, em momentos de frustração, talvez cheguemos a dizer para nós mesmos: "-Que papel eu vim desempenhar neste mundo se nada dar certo para mim?" Pode até ser que esse pensamento tenha passado pela cabeça de Júlio por algum tempo, porém, o seu interesse em mostrar ao mundo o seu potencial foi bem mais forte e o impulsionou a prosseguir! Por isso sempre enfatizo: TENHA SONHOS! Eles o ajudarão a vencer as dificuldades.

Podemos extrair 2 importantes lições dessa conquista do goleiro:

Reconhecer o erro: Essa é a principal ação! Se errou, reconhece o erro e pede uma chance para recomeçar, humildade é tudo! Orgulho ferido não ajuda a levantar, o que levanta é cabeça erguida e recomeço. Júlio César pediu uma chance ao treinador Felipão e foi atendido! Eis a chance, eis o resultado!

Controle emocional: No momento em que foi determinado, que a partida seria decidida pelos pênaltis, Júlio César pôs-se a chorar. O que demonstrou nacionalmente o seu estado emocional abalado por tamanha responsabilidade. Só havia um problema: não havia espaço para medos, nem inseguranças! Era a hora de aproveitar a oportunidade que a vida lhe dera e ele sempre foi corajoso e dono de um autocontrole invejável! Na eliminação da Copa de 2010, quando entrevistado em situação parecida, o repórter observou que talvez ele não tivesse condições de falar naquele momento, ele respirou fundo, tentando aliviar a tensão e disse: “--Eu falo, eu falo!” e, falou bem! Existem ocasiões que a execução é a saída, não adianta entrar em desespero, é só a hora de por em prática a inteligência emocional.

Comentários

Jaques Diskin disse…
Muito bom Wannessa. Como é importante darmos a volta por cima. È uma dádiva principalmete quando todos não acreditam. Como foi o caso do nosso goleirão,,
Unknown disse…
Verdade Jaques querido! Nada melhor do que um dia após o outro! :D

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista de Peter Senge sobre organizações que aprendem*

"As empresas não são máquinas, mas seres vivos". Com esse conceito, lançado mais de uma década atrás, o guru norte-americano Peter Senge revolucionou o universo corporativo, oferecendo nova perspectiva com seu learning organization, a "organização que aprende”.  Como a presença dos seres humanos pode contribuir com a evolução das organizações?  Peter Senge – O que as organizações precisam, em todos os seus níveis, sem exceção, é criar um clima favorável para que as pessoas possam “sentir” como todo o ambiente está mudando. Tecnicamente, posso dizer que, cada dia mais, os colaboradores estão mais preparados para isso, porque têm vivido experiências das mais diversas e também há oportunidade de vivenciar papéis diferentes nas próprias organizações. Engenheiros e profissionais técnicos, por exemplo, estão mais atentos hoje às mudanças tecnológicas, através da própria tecnologia pela qual estão conectados. As equipes de venda, as de serviço, estão mais próximas das demandas

O que é Spiritual Coaching?

Spiritual Coaching  é baseado na premissa de que as pessoas são seres espirituais com uma infinita sabedoria interior. Juntamente com esta premissa, as técnicas utilizadas proporcionam um reposicionamento e uma nova maneira de enfrentar a vida, produzindo sucesso dos nossos esforços e a evolução em todos os níveis, priorizando o foco em nosso desejo comum de crescer, ser feliz, dirigir nossa vida e manter a paz interior. Um processo com metodologias baseados na ideia  de "consciência". Consciência como qualidade psíquica e como atributo do espírito. O processo de  Spiritual Coaching  nos apoia a atingir a "plenitude", que é a integração de todas as partes de nosso ser - corpo, mente, coração e espírito. Através de modelos baseados em spiritual coaching podemos aprofundar e re-definir o significado da vida. Isto ocorre porque acessamos um autêntico sentido de quem somos, descobrimos a verdadeira ligação com a vida, a dimensão espiritual de nossos próprios so

FELIZ NATAL QUERIDOS!

'E dará à luz um filho e chamará o seu nome JESUS;  porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados’. (Mateus 1:21) Obrigada Jesus! Por vossa luz, perdão e principalmente, pela SALVAÇÃO! (⁀‵⁀,) ✫✫✫..FELIZ NATAL QUERIDOS! ⋎  Wannessa Lima - Coaching