Pular para o conteúdo principal

Agregando valor à sua empresa

Por Rick Warren
Se você tem investido no mercado de ações, compreende o significado de "valorização". Valorizar significa "elevar o valor". Negócios saudáveis têm muitas formas de bens valorizáveis, mas a mais importante delas, em qualquer ramo, são as pessoas que nela trabalham. Todas as coisas se originam ou recaem sobre a liderança, mas o potencial das pessoas que seguem os líderes também é importante. Pessoas de qualidade produzem mercadorias e serviços de qualidade. Com a capacidade de valorizar seus empregados ou companheiros de trabalho cria-se uma empresa mais valorizada.
Como você valoriza aqueles que trabalham para você ou com você? Mostrando-lhes o seu apreço. Como? O melhor meio de investir em seu negócio é demonstrar a importância das pessoas que trabalham com você, reconhecendo sua contribuição para o sucesso da empresa.
Reconhecimento faz brotar o melhor em nós. Ele nos ajuda a aprender melhor e nos estimula a ser mais produtivos. William James, grande psicólogo, disse:
"O princípio mais profundo na natureza humana é o anseio de ser reconhecido."
O célebre autor Mark Twain disse certa vez: "Um bom elogio me impulsiona por uns dois meses!"
A Bíblia tem muito a dizer sobre o valor de expressar reconhecimento.
Por exemplo, ela diz: "...Animem-se uns aos outros e edifiquem-se uns aos outros" (I Tessalonicenses 5.11). O autor de Hebreus exorta seus leitores a: "Consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras... procuremos encorajar-nos uns aos outros" (10.24-25).

Empreendimentos de sucesso valorizam três coisas nas pessoas:
Suas diferenças. Reconhece e valoriza a singularidade. Deus fez cada um de nós diferente por uma razão: a vida seria desinteressante e enfadonha se todos agíssemos da mesma maneira. Existe vigor na diversidade. Concentre-se em criar unidade sem forçar uniformidade.
Sua confiança. Um ótimo momento para mostrar reconhecimento aos outros é quando eles permanecem ao seu lado durante tempos difíceis. Reconheça as pessoas com as quais você pode contar, especialmente quando está sob pressão.
Seu esforço. Demonstre reconhecimento pelo que as pessoas fizeram quando deram o que tinham de melhor, se empenhando ao máximo, não importando qual tenha sido o resultado. Um "tapinha nas costas" produz melhor resultado que um chute.
Reconhecimento efetivo apresenta três características:
É real - é preciso ser genuíno, vir do coração, não superficial ou manipulador.
É identificável - deve ser expresso de forma clara e específica para que aquele a quem se destina sinta-se reconhecido.
É constante - deve ser freqüente, não ser "armazenado" ou reservado para ocasiões ou propósitos especiais.
Ken Blanchard, popular escritor, locutor e autoridade em administração,diz: "Adote o hábito de surpreender as pessoas fazendo algo certo!"Quanto mais você demonstra reconhecimento pelas pessoas com quem trabalha, mais elas gostarão de você, de sua empresa e do trabalho que lhes é solicitado fazer. Pessoas que se sentem valorizadas e reconhecidas são mais alegres, mais produtivas e mais leais.
A propósito: reconhecimento não é algo que funciona apenas no seu negócio.Funciona também com seu cônjuge e seus filhos. Experimente. Eles irão gostar!


Texto de autoria de Rick Warren, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósito), traduzido em diversas línguas, e no qual analisa a importância de um propósito cuidadoso e claramente expresso para guiar a vida cotidiana. Tradução de Mércia Padovani.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A quebra do orgulho

A  quebra do orgulho  é um processo Divino, não é como quebrar uma pilha de pratos ou muito menos quebrar copos, o orgulho se torna prejudicial quanto é interpretado em uma cômica de soberba, nos torna em uma pessoa estulta por, destilar tolice em sua suma de exaltação. Esse sentimento dói em todo ser humano quando chega à hora de admitir que é uma pessoa orgulhosa, e  Deus não sente prazer nos que se sobrepõem nesse patamar vicioso, mas quando se liberta dessa mácula, as coisas mudam. Nem sempre é fácil lidar com pessoas orgulhosas, mas infelizmente somos chamados em Jesus Cristo para ser luz para todos, sem distinção ou acepção de pessoas, e essa incumbência não é uma tarefa fácil de executar, enquanto se em nós mesmos “existir” o mínimo que seja desse sentimento, que deixa muitas pessoas para baixo quando são vitimadas por ele. A quebra de orgulho só acontece quando reconhecemos que somos orgulhosos, e para se libertar dessa maledicência, é olhan...

Nasce um especialista em dar a "Volta por cima"

Por Wannessa Lima Dias de glória para o  goleiro Júlio César que vem alcançando a sua redenção nesse mundial. Podemos considerar, que não é cedo para comemorar. Ele acabou de se consagrar, após a sofrida partida Brasil x Chile, como um expert em dar a “volta por cima”. Com uma boa dose de perseverança e principalmente de humildade, chegou ao seu tão sonhado objetivo: recompor-se no exercício da sua profissão. Dentro de cada ser humano existe essa capacidade incrível de se refazer, é o que chamamos popularmente de Entusiasmo, que significa Deus dentro de nós! O instinto humano é vencedor, ninguém faz planos para perder. Fatores externos até tentam abater o ânimo, porém, quando a consciência trava uma luta contra o fracasso, o normal é haver uma reação positiva, como foi caso do novo ícone da superação, Júlio César, que há tempos vinha sofrendo de uma possível frustração profissional. Podemos observar isso quando ele declarou à imprensa no final do jogo: “ Só Deus e minha f...

Entrevista de Peter Senge sobre organizações que aprendem*

"As empresas não são máquinas, mas seres vivos". Com esse conceito, lançado mais de uma década atrás, o guru norte-americano Peter Senge revolucionou o universo corporativo, oferecendo nova perspectiva com seu learning organization, a "organização que aprende”.  Como a presença dos seres humanos pode contribuir com a evolução das organizações?  Peter Senge – O que as organizações precisam, em todos os seus níveis, sem exceção, é criar um clima favorável para que as pessoas possam “sentir” como todo o ambiente está mudando. Tecnicamente, posso dizer que, cada dia mais, os colaboradores estão mais preparados para isso, porque têm vivido experiências das mais diversas e também há oportunidade de vivenciar papéis diferentes nas próprias organizações. Engenheiros e profissionais técnicos, por exemplo, estão mais atentos hoje às mudanças tecnológicas, através da própria tecnologia pela qual estão conectados. As equipes de venda, as de serviço, estão mais próximas das demandas...