Pular para o conteúdo principal

13 lições de vida do Filme “O Grande Gatsby”

Por Wannessa Lima | Coach e Palestrante
(Comportamento da Liderança e do Atendimento com foco em Espiritualidade nas empresas)

Ainda não li o livro, só vi o filme, mesmo assim, um aprendizado formidável é extraído desse criativo e sofisticado romance, que prefiro classificar como drama. A atuação de Leonardo Di Caprio no papel de Jay Gatsby, foi espetacular como lhe é praxe! O filme que parecia tão divertido, de repente, tomou uma forma ajustada e impiedosa. Um amor considerado sólido, apenas por uma das partes nos deixa a angústia dos que sofrem da síndrome da boa fé nata. O enredo mostra uma parcela da corja social e insensível que há nesse mundo a fora. Contudo, além de aprender um pouco da civilização americana de 1920, grandes lições de vida, esse clássico nos remete. Tem até como escrever outro livro a partir dessas percepções. Se você ainda não assistiu, vale a pena, recomendo!

1.              Veja sempre o melhor nas pessoas
Nick Carraway, personagem vivido por Tobey Maguire, o contemporâneo “Homem Aranha”, começa a sua depressiva narração do filme dizendo, que o seu pai lhe ensinou a ver sempre o melhor das pessoas, por isso, ele se reservava em seus julgamentos. Um excelente ensinamento concorda? Trata-se de uma prática saudável que todos deveriam exercitar. Existem circunstâncias, em que isso se torna impraticável, mas, vale destacar que, uma pessoa quando é ruim, se destrói sozinha, não precisará da ajuda de ninguém.
Então, conseguir ver o melhor das pessoas nos livra dos julgamentos e das expectativas também. Quem nunca foi surpreendido por supostas ingratidões que logo trouxe à mente, que foram vítimas de atitudes propositais para ferir? Não de costume observar que o outro pode está demasiadamente ocupado, com seus próprios interesses ou até mesmo passando por problema de ordem pessoal, que o impede de dedicar a atenção desejada naquele momento. E pode não significar perversidade ou estupidez. Enxergar com o coração é lembrar de que "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mateus 6:22).

2.              Tenha uma visão grandiosa da sua própria vida
O determinado Jan Gatsby tinha uma visão grandiosa da sua vida desde criança, ele não se conformava com o destino que a sua origem lhe abonava. Ele precisava de oportunidades e saiu para busca-las. Mas, como conseguir esse sucesso? Utilizando o jargão Gatsby, veja bem “meu velho”: Sabemos que um filho herda todas as características genéticas do seu Pai, no entanto, sendo nós filhos de um Deus tremendo e poderoso em absoluto, podemos herdar essa genética? A boa e evidente notícia é que SIM, podemos e somos herdeiros dessa Grande força! Nada para o nosso Pai é impossível ou limitado, e podemos depositar toda a nossa confiança nEle, que nos encherá com total entusiasmo para as nossas realizações! Então, analise isso, você tem uma natureza completamente autentica e habilitada. Só não se iluda que será fácil alcançar as suas conquistas, você precisa trabalhar duro para que tudo aconteça!

3.              Corra atrás e explore a sua criatividade
Gatsby foi capaz de criar um cenário extraordinário e extravagante para decorar os seus sonhos. Deu luz, cor e som ao seu ideal. É impressionante, como todos temos um grande potencial em criatividade, isso acontece devido aos dons e talentos que nos foi dado desde o nosso nascimento. Ideias fluem incessantemente dentro de nós, mas, é preciso escrevê-las sempre que vierem à mente, e principalmente, pô-las em prática, sempre que possível. Arquitete os seus planos. Passe a analisar melhor as suas ideias, você verá que grandes projetos nascerão como raios filhos do sol. Sabe o que acontece? Na maioria das vezes a sua criatividade é tanta que até você mesmo chega a duvidar, deixando-a cair no mar do esquecimento. Explore-se! Acredite em seus insights.

4.               Elimine a carência de reconhecimento dos “Amigos”
Gatsby, aparentemente tinha muitos amigos, alguns deles influentes e “poderosos”. Abria as portas da sua mansão para recebê-los e sempre fazia questão de ser muito generoso e gentil com todos. Mas, o reconhecimento não era bem o que ele esperava. Nem gostava de ser notado, era humilde e cortês, isso fazia parte da sua personalidade.
Esse é um comportamento de poucos, geralmente se faz questão de ser elogiado e reconhecido. Além de que muito se confunde o significado da palavra amizade, principalmente nos dias de hoje, onde todos se adjetivam de “amigo”, vemos declarações explicitas sendo comuns nas redes sociais. Porém, “meu velho”, analise bem esta expressão antes de classificar alguém assim, para que não haja desapontamentos futuros. Tem muita gente que está com você, mas, não está do seu lado! E isso não quer dizer que você não deva ser um irmão-camarada, essa é sua obrigação. Ninguém perde por ser bom e leal. Porém, não espere reconhecimento por isso, pois o fará bem superior a todo desengano.

5. Entenda que amores podem ser correspondidos ou não
Gente, por favor, sem essa de meu mundo caiu! Todos os relacionamentos são finitos, seja em vida ou por morte. Que seja eterno enquanto dure então. A maioria dos seres humanos já sofreu de desilusões amorosas, é isso mesmo, no plural, desilusões! Esse papo de que só se ama uma vez é pura balela, loves is in the air!!! Enxuga as lágrimas e espera! Um novo amor, no tempo certo, baterá a sua porta. Não acame a sua esperança na pessoa errada, fique atento aos sinais. O que há de vir virá e não tardará! O que é seu não tem pra ninguém, se foi embora, com certeza traria dissabores futuros. Como diz a frase do líder reconhecido em psicologia, Lee Jampolsky "A pessoa que lhe diz “não” está lhe oferecendo uma oportunidade que você ainda não conhece". Se liga!

6. Deixe de depositar sua felicidade em pessoas ou coisas
Com o fim da guerra, intenso e esperançoso, Gatsby dedica suas forças a enriquecer para reconquistar a sua amada Daisy. O que é comum, alguém ou algo ser a motivação para viver bem ou crescer na vida, porém essa inspiração não pode ser o chão do indivíduo. O mais importante é manter o foco na finalidade das suas conquistas e não nutrir pensamentos inconsistentes do tipo: “Preciso ser rico para ser amado”, “Preciso ser famoso para ter amigos”, “Só serei feliz se conseguir esquecer que perdi o amor da minha vida para outro”, etc. O seu desejo ser bem sucedido, deve está ligado diretamente ao propósito da sua vida, e ele precisa acontecer independente do anseio de mostrar isso a alguém. Se você é do tipo que dá destaque extra comum às pessoas, como se elas pudessem ser responsáveis por sua felicidade, saiba que isso se chama transferência de encargos. A felicidade é sua, o que você fará para conquista-la não compete a outrem, culpar ou responsabilizar alguém por isso é insensatez.

7.  Muito cuidado com o orgiástico futuro
Um pouco de festa nunca matou ninguém! Será mesmo? O que dizer da luxúria? Parece-me que ela tem cheiro de morte! Nunca se sacia com uma única festinha. Paralelo a isso, vemos a olhos nus, o sistema arrastar a sociedade para o abismo do consumismo desenfreado, levando a todos para o orgiástico futuro e seus deleites. Porém, vamos analisar: Qual a razão para busca de tantos prazeres da carne, se são tão perecíveis? Não seria uma tremenda perda de tempo? Você já percebeu a quantidade de pessoas que vivem como se estivesse em um parque de diversões 24h? Viagens constantes, festas sociais, fama, dinheiro e luxo, isso não é nada mais que FUGA. O homem como sempre, foge de sua cansativa realidade e tenta preencher um espaço que só Deus é quem preenche. Tamanha, é a ingenuidade dessas almas em não dedicarem parte do seu tempo às suas vidas espirituais. É tão superficial as coisas onde concentram as suas energias, que só para você entender melhor, deixo essa frase célebre de C.S. Lewis: "Tudo que não é eterno é eternamente inútil”. Às vezes só é preciso um "pouco de festa" e tudo está perdido!

8. Foque no presente, deseje o futuro, só não tente reviver o passado
Essa mensagem foi de difícil compreensão para o grande Gatsby. Jovem, inteligente, focado e planejado, porém, nada sábio. Observe: o que você viveu há 5 minutos não tem como se repetir da mesma forma, é como se não tivesse sido você, parece até um sonho, é essa a sensação que tenho. Trabalhe a sua mente assim para coisas ruins que o acontecem, vai te ajudar a superar. É comum sentir saudades pelo que aconteceu de bom, passou tão rápido não é? No entanto, querer que as coisas voltem, depois de um tempo considerável, e que você viva tudo intensamente do mesmo jeito, é loucura! Coisas diferentes acontecem e comportamentos são alterados pelas experiências de vida. A pessoa de ontem não pode ser a mesma hoje e mudar isso, é lutar contra o tempo. Essa cobrança é infundada. É possível que aja uma restituição desse “passado” que insiste em fazer parte do seu presente, mas isso tem de ser feito em consenso de opiniões, não pode ser um desejo individual. Se for o caso, a solução é prosseguir para além do horizonte.

9.   Seja vigilante consigo mesmo, Deus tudo vê!
O filme faz questão de enfocar por várias vezes os olhos azuis do doutor T.J. Eckleberg, no outdoor, no Vale das Cinzas, mostrando a semelhança com o fato de que Deus tudo vê. Então, se você acha que pode se esconder do Onipresente, olha só o que está escrito no Livro do profeta Amós, Cap. 9:2-4: “Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer.
E, se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, se dos meus olhos se ocultarem no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os picará. E, se forem em cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada que os mate; e eu porei os meus olhos sobre eles para o mal, e não para o bem”.
Não acredito que alguém se encontre nessas situações acima, mas se por ventura se encontrar, saiba: Os olhos de Deus tudo vê, Ele não é só  Onipresente, como também é Onisciente e Onipotente, isso é incontroverso! É possível sim, se esconder ou enganar pessoas, mas dEle ninguém escapa. Nem em pensamentos, não se iluda!

10.   Aprenda que: Pessoas comprometidas são in-to-cá-veis!
“Que tipo de transtorno você está trazendo à minha casa”, essa é a frase bem acentuada do marido da doce e vulnerável Dayse Buchana em momento decisivo do filme.
Transtorno é bem a palavra. É tudo o que você consegue atrair para a sua tranquila vida quando se envolve com alguém comprometido. Sabemos que é gostoso amar, mas amar em liberdade, principalmente em liberdade de consciência. Não ouse, nem mesmo em sonho, invadir a privacidade de um casal, seja ele namorado, noivo ou muito menos conjugados. Existe algo entre eles, muito particular que é só deles, acredite, não lhe cabe. Mesmo que aparentem ou apresentem total incompatibilidade. Você não está autorizado a resolver essa pendência. Não importa o seu nível de interesse pela pessoa. Esqueça! Fuja dessa situação de tumulto. O que é para fazer parte da sua vida, está com você, evite problemas, não seja motivo de contratempos. Sem medo de errar, afirmo: Essa colheita é maldita! Quem vive ou viveu a experiência sabe bem do que estou falando. A tentação pode vir, o que não pode, é você cair nela. Retire a sua significante presença enquanto você ainda está inteiro! Essa dica é de ouro maciço.

11.            Dê assistência se não quiser abrir concorrência
Através de cartas, Gatsby promete voltar em breve e ele troca juras de amor com a sua amada Daisy. Mas, esquece que a convivência é fundamental. Que quem não dá assistência abre concorrência, todo mundo sabe, porém, muitos continuam errando no mesmo ponto e ás vezes, até sem querer. Confiam em fazer esperar o que não dá pra esperar. Esquecem que coração é terra que ninguém pisa, o que importa é a presença física, planos e projetos em comum, o carinho e a atenção constante! Se você ama alguém e sente de envelhecer junto com ela, não se afaste. Enfrentem juntos os obstáculos, pois ao afastar-se você abre espaço para que outro alguém entre e construa outra história! E, “meu velho”, se essa história se consolidar nem que seja em um período de 24h, já que sabemos que a intensidade não depende de tempo, já era!

12.   Perceba que tudo faz sentido
Até então, o enredo pareceia solto, de repente, tudo começa a fazer sentido, quando Gatsby pede para falar com Jordan Baker a sós. É inútil pensar que existem coincidências, sorte ou que algo acontece por acaso! Tudo está perfeitamente planejado e controlado. Nem adianta dar cabimento para a ansiedade entrar em ação. O que tiver de acontecer encontrará o seu modo, e sua inquietação não mudará o esse percurso. Aguarde o andamento natural para que as suas expectativas se tornem realidade e tudo ocorrerá no tempo certo. Você verá que tudo faz sentido!

13.   O mundo quer um culpado e este não pode ser você
Sábio é aquele que sabe colocar começo, meio e fim nas situações. Portanto, sonhe com um final feliz e no decorrer da sua história, trate de deixar claro os seus atos, os quais sejam inevitáveis externar. Mistérios fazem partes da vida de pessoas obscuras. Quem não deve não teme, por não ter o que esconder. Procure ser transparente no que diz e principalmente no que faz. Fundamente, comprove! Caso contrário, vampiros de plantão irão achar um culpado para os seus erros e você acabará sendo injustamente apontado, e muitas vezes sem a chance de se defender. 

Comente, o que você também conseguiu identificar neste filme, que nos trouxe uma lição de vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista de Peter Senge sobre organizações que aprendem*

"As empresas não são máquinas, mas seres vivos". Com esse conceito, lançado mais de uma década atrás, o guru norte-americano Peter Senge revolucionou o universo corporativo, oferecendo nova perspectiva com seu learning organization, a "organização que aprende”.  Como a presença dos seres humanos pode contribuir com a evolução das organizações?  Peter Senge – O que as organizações precisam, em todos os seus níveis, sem exceção, é criar um clima favorável para que as pessoas possam “sentir” como todo o ambiente está mudando. Tecnicamente, posso dizer que, cada dia mais, os colaboradores estão mais preparados para isso, porque têm vivido experiências das mais diversas e também há oportunidade de vivenciar papéis diferentes nas próprias organizações. Engenheiros e profissionais técnicos, por exemplo, estão mais atentos hoje às mudanças tecnológicas, através da própria tecnologia pela qual estão conectados. As equipes de venda, as de serviço, estão mais próximas das demandas

O que é Spiritual Coaching?

Spiritual Coaching  é baseado na premissa de que as pessoas são seres espirituais com uma infinita sabedoria interior. Juntamente com esta premissa, as técnicas utilizadas proporcionam um reposicionamento e uma nova maneira de enfrentar a vida, produzindo sucesso dos nossos esforços e a evolução em todos os níveis, priorizando o foco em nosso desejo comum de crescer, ser feliz, dirigir nossa vida e manter a paz interior. Um processo com metodologias baseados na ideia  de "consciência". Consciência como qualidade psíquica e como atributo do espírito. O processo de  Spiritual Coaching  nos apoia a atingir a "plenitude", que é a integração de todas as partes de nosso ser - corpo, mente, coração e espírito. Através de modelos baseados em spiritual coaching podemos aprofundar e re-definir o significado da vida. Isto ocorre porque acessamos um autêntico sentido de quem somos, descobrimos a verdadeira ligação com a vida, a dimensão espiritual de nossos próprios so

FELIZ NATAL QUERIDOS!

'E dará à luz um filho e chamará o seu nome JESUS;  porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados’. (Mateus 1:21) Obrigada Jesus! Por vossa luz, perdão e principalmente, pela SALVAÇÃO! (⁀‵⁀,) ✫✫✫..FELIZ NATAL QUERIDOS! ⋎  Wannessa Lima - Coaching