Antes deixa eu explicar o que é CEO:
Segundo a enciclopédia livre WIKIPÉDIA, Diretor executivo ou diretor geral (às vezes designado Chief Executive Officer, ou pela sigla CEO, em inglês) é a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade numa organização.
Segundo a enciclopédia livre WIKIPÉDIA, Diretor executivo ou diretor geral (às vezes designado Chief Executive Officer, ou pela sigla CEO, em inglês) é a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade numa organização.
Então, o que é ser CEO da própria vida?
“Acredito que, antes de atingir o cargo de CEO, o primeiro passo é assumir a direção da própria vida, tanto pessoal quanto profissional”, diz Carlos Cruz da UP Treinamentos & Consultoria. “O que isso quer dizer? Precisamos assumir a responsabilidade de nossas ações, bem-sucedidas ou não, e sustentá-las”, acrescenta.
“Acredito que, antes de atingir o cargo de CEO, o primeiro passo é assumir a direção da própria vida, tanto pessoal quanto profissional”, diz Carlos Cruz da UP Treinamentos & Consultoria. “O que isso quer dizer? Precisamos assumir a responsabilidade de nossas ações, bem-sucedidas ou não, e sustentá-las”, acrescenta.
Além disso, de acordo com ele, é preciso liderar e estabelecer metas ambiciosas, porém alcançáveis, para que não se crie uma frustração desnecessária. Ele lembrou de uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, que desvendou as características essenciais a um executivo:
- Flexibilidade para mudanças;
- Capacidade de liderança;
- Capacidade de desenvolver pessoas;
- Espírito colaborativo;
- Criatividade;
- Capacidade de inovar;
- Visão de longo prazo, para antecipar crises na empresa e administrar riscos.
Ainda para o Coach, os jovens não podem ter por foco de carreira chegar ao cargo de CEO. Eles devem saber que se trata de uma consequência natural. “Estar no topo significa que mais responsabilidades serão assumidas, por isso, volto a dizer, é melhor começar pelas responsabilidades da própria carreira”, sublinha.
Dicas de ouro de Carlos Cruz:
- Priorize atividades que geram resultados: não perca seu tempo, conte com um planejamento estratégico para atingir níveis de excelência no dia-a-dia;
- Busque e assuma responsabilidades: sabe aquele projeto importante que o seu chefe está para começar? Prepare-se e esteja à disposição para colaborar. Para que você seja visto, muitas vezes é necessário se expor! Não espere, crie oportunidades e lembre-se: quem não é visto não é lembrado;
- Inove e crie: não realize suas tarefas de forma automática e sempre igual. Pense sempre no que pode ser melhorado. Toda empresa busca inovação, por isso faça a diferença;
- Aprenda a cada instante: aproveite todas as oportunidades para aprender algo novo. Acredite que não existem erros e acertos, apenas resultados. A partir deste pensamento, idealize maneiras de aprender com os resultados;
- Invista em você: estude, trabalhe seu desenvolvimento pessoal e busque atividades que realmente lhe dão prazer e geram impacto positivo nos seus resultados. Para crescer em qualquer empresa, é importante, antes de tudo, crescer enquanto pessoa;
- Conviva com profissionais experientes, estude seus comportamentos, a forma como pensam, agem e superam desafios, a maneira como se comunicam com o restante da equipe e as estratégias que adotam para administrar crises internas;
- O segredo está em entrar em ação para descobrir qual será o seu real caminho, qual a melhor escolha para atingir seus sonhos. O que você está esperando.
Em Seja o CEO de sua Vida, Dr. Hubert K. Rampersad propõe um modelo de Marca Pessoal, que ajudará o leitor a liberar seu potencial e construir uma autoimagem confiável. O livro oferece uma fórmula revolucionária para construir, implantar, manter e cultivar uma autêntica e memorável Marca Pessoal.
Comentários