Pular para o conteúdo principal

Nasce um especialista em dar a "Volta por cima"

Por Wannessa Lima
Dias de glória para o goleiro Júlio César que vem alcançando a sua redenção nesse mundial. Podemos considerar, que não é cedo para comemorar. Ele acabou de se consagrar, após a sofrida partida Brasil x Chile, como um expert em dar a “volta por cima”.
Com uma boa dose de perseverança e principalmente de humildade, chegou ao seu tão sonhado objetivo: recompor-se no exercício da sua profissão.

Dentro de cada ser humano existe essa capacidade incrível de se refazer, é o que chamamos popularmente de Entusiasmo, que significa Deus dentro de nós! O instinto humano é vencedor, ninguém faz planos para perder. Fatores externos até tentam abater o ânimo, porém, quando a consciência trava uma luta contra o fracasso, o normal é haver uma reação positiva, como foi caso do novo ícone da superação, Júlio César, que há tempos vinha sofrendo de uma possível frustração profissional. Podemos observar isso quando ele declarou à imprensa no final do jogo: “Só Deus e minha família sabem o que eu passei e passo até hoje”, se referindo as críticas negativas, pelas quais sofreu na última Copa.
Olhando para essa cena tão emocionante, que levou milhares de brasileiros às lágrimas, podemos chegar a conclusão de que nós não temos vida, temos chance. Todos os dias, temos a oportunidade de sermos e fazermos diferente, aquilo que ainda não deu certo. Na maioria das vezes, em momentos de frustração, talvez cheguemos a dizer para nós mesmos: "-Que papel eu vim desempenhar neste mundo se nada dar certo para mim?" Pode até ser que esse pensamento tenha passado pela cabeça de Júlio por algum tempo, porém, o seu interesse em mostrar ao mundo o seu potencial foi bem mais forte e o impulsionou a prosseguir! Por isso sempre enfatizo: TENHA SONHOS! Eles o ajudarão a vencer as dificuldades.

Podemos extrair 2 importantes lições dessa conquista do goleiro:

Reconhecer o erro: Essa é a principal ação! Se errou, reconhece o erro e pede uma chance para recomeçar, humildade é tudo! Orgulho ferido não ajuda a levantar, o que levanta é cabeça erguida e recomeço. Júlio César pediu uma chance ao treinador Felipão e foi atendido! Eis a chance, eis o resultado!

Controle emocional: No momento em que foi determinado, que a partida seria decidida pelos pênaltis, Júlio César pôs-se a chorar. O que demonstrou nacionalmente o seu estado emocional abalado por tamanha responsabilidade. Só havia um problema: não havia espaço para medos, nem inseguranças! Era a hora de aproveitar a oportunidade que a vida lhe dera e ele sempre foi corajoso e dono de um autocontrole invejável! Na eliminação da Copa de 2010, quando entrevistado em situação parecida, o repórter observou que talvez ele não tivesse condições de falar naquele momento, ele respirou fundo, tentando aliviar a tensão e disse: “--Eu falo, eu falo!” e, falou bem! Existem ocasiões que a execução é a saída, não adianta entrar em desespero, é só a hora de por em prática a inteligência emocional.

Comentários

Jaques Diskin disse…
Muito bom Wannessa. Como é importante darmos a volta por cima. È uma dádiva principalmete quando todos não acreditam. Como foi o caso do nosso goleirão,,
Unknown disse…
Verdade Jaques querido! Nada melhor do que um dia após o outro! :D